Como-começou-a-utilização-de-tecnologia-por-pequenas-empresas

A crise econômica está forçando empresas a se adaptar a tempos de redução de custos e apertos financeiros. Mas há exceções. Enquanto uma parte enxuga os negócios, outra faz o caminho inverso: investe em tecnologia mirando tempos melhores, por meio da automatização de processos internos e externos gerada pela adoção de softwares de gestão.

“As empresas que entenderam que a automação traz benefícios têm investido de maneira sábia para capturar esses benefícios da tecnologia. Mas ainda vemos empresas que pararam no tempo. São dois grandes blocos, que, provavelmente, terão destinos diferentes”, afirma Ricardo Chisman, líder de technology consulting da Accenture, empresa especializada em consultoria de gestão. “Estamos em um momento de buscar eficiência. E a tecnologia é uma das alavancas para alcançar esse objetivo.”

Para entender os benefícios de um sistema de gestão integrada (ERP Suíte), é preciso imaginar aqueles processos manuais, demorados, burocráticos, que exigem a movimentação de muitos profissionais em uma empresa. “Um ERP automatiza todos esses procedimentos em menos tempo, e com agilidade e eficiência. Faz o processo ganhar dinamismo, diminui as margens de erro e entrega ótimos resultados”, afirma Chisman.

“O software pode substituir trabalhos repetitivos e operacionais, o que reduz custos e aumenta a produtividade”, diz Lawrence Koo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Segundo ele, sistemas de gestão integrada trazem maior controle às operações, dando uma visão em tempo real dos indicadores de desempenho das funções vitais de gestão. Isso ajuda as empresas a passar até por crises econômicas.

Softwares de gestão podem ser aliados eficientes de companhias de qualquer porte. Há a necessidade de investimento para ter um software confiável e de qualidade, e a crise não pode ser um empecilho. “Este é um momento estratégico para investir em tecnologia. É uma grande oportunidade de mirar projetos que tragam produtividade a médio e longo prazo”, afirma Chisman.

O retorno do investimento em softwares de gestão é garantido. Segundo a edição de 2015 da Pesquisa Anual do Uso de TI, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área de TI em indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7%, em dois anos. A pesquisa ouviu 6 000 grandes e médias empresas.

Não são só os grandes grupos que podem se beneficiar. Para Chisman, empresas de pequeno porte, muitas vezes, conseguem alcançar resultados até melhores do que as grandes corporações, com o uso de sistemas de ERP. “Empresas menores têm mais facilidade para se adaptar às ferramentas do que as grandes”, diz Chisman. “As maiores, por serem muito complexas, precisam de customizações para adequação às suas necessidades. As pequenas podem utilizar pacotes de softwares básicos e, mesmo assim, se beneficiar e ganhar muita produtividade”, afirma.

Para o professor Lawrence Koo, a principal vantagem de utilização de um software nacional de gestão é a adaptabilidade à legislação brasileira. Essa característica é difícil de encontrar em fabricantes de ERP de fora do país, porque são frequentes as mudanças nas legislações fiscal e tributária no Brasil.

Os especialistas ressaltam também a necessidade de ter um objetivo bem definido ao optar por um software de gestão empresarial, para não fazer um investimento em algo que não irá suprir as necessidades da empresa. “O sistema melhora o negócio quando é bem gerido ou pode engessar muito, quando mal administrado”, diz Koo. “O segredo é a aderência: encontrar uma solução ideal para seu modelo de negócio. Outro ponto importante é ter um bom suporte, um ecossistema, com um bom time de profissionais para implantar e gerir o sistema”, diz Chisman.

“Softwares de gestão ajudam a superar obstáculos e jogam a favor das empresas. É uma oportunidade ótima”, afirma Chisman. “Quem compreender essas possibilidades ganhará produtividade e fará a diferença no negócio, ainda mais em momentos de dificuldade econômica, como o atual.”

Fonte: Revista Exame

foto1.jpg

 

 

A Solution iniciou 2017 com o pé direito. Mesmo diante de um ano onde o cenário econômico não foi favorável, a empresa comemora a ampliação do seu mercado com atividades especiais para seus colaboradores.

 

foto4

 

Com atividades especiais, o evento teve diversão para todas as idades

 

 

Com o objetivo de reconhecer o trabalho do time ao mesmo tempo em que o prepara para os desafios do ano que inicia, a empresa realizou em Santo Ângelo, durante o mês de janeiro, um evento corporativo que se destacou pela interatividade, aprendizado e reconhecimento proporcionados aos colaboradores.

 

PREMIAÇÃO

 

O encontro,  já tradicional na empresa, contou com a participação de 100 pessoas dentre funcionários e familiares. Durante o evento, a Solution realizou a entrega do Prêmio Funcionário Destaque, escolhido através de um sistema de votação entre toda a empresa.

 

foto2 Colaborador Matheus Hentges Ferreira recebendo o Prêmio Funcionário Destaque

 

 

MOTIVAÇÃO PARA MANTER OS RESULTADOS

 

Segundo Anderson, iniciar o ano com eventos que resgatam o espírito coletivo é fundamental para estreitar os laços entre os colaboradores e assim prepará-los para enfrentar um mercado cada dia mais acirrado.

 

foto3

Funcionários de Minas Gerais provando pela primeira vez o costelão missioneiro

 

PROJETOS

 

De acordo com Anderson Filipin Romero, Diretor-executivo da Solution a empresa iniciou o ano focada em inovações para diferentes segmentos. Um exemplo disso é o investimento que vem fazendo no mercado mobile,  tecnologia que vem ganhando espaço nas empresas e tornando-se fundamental para simplificar diversos processos.

 

Além disso, a empresa integrou recentemente em seu ERP o Business Intelligence, software que auxilia os gestores na tomada de decisões, facilitando o processo de análise de dados através da centralização das informações.

 

A Solution está expandindo fronteiras com projetos de exportação. É líder no atendimento de concessionárias agrícolas, além de atender a diversos segmentos de mercado.

 

Possui escritórios nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Espírito Santo e atende no Brasil inteiro. Há 27 anos no mercado, a empresa é focada em oferecer soluções que facilitem a gestão empresarial através da tecnologia.

tt

 

 

Você provavelmente já precisou emitir um receituário agronômico diversas vezes, certo? E se fosse possível simplificar esse processo utilizando as informações de seu ERP para gerar o documento? Sem dúvidas, o trabalhoso processo de emissão de receituário se transformaria em algo prático.

 

Obrigatório desde 1989, este documento, deve ser avaliado por um profissional habilitado e emitido sempre que a empresa for iniciar o processo de comercialização de um agrotóxico.

 

Por tratar-se de uma questão de saúde pública, não dar a devida atenção ao receituário pode trazer complicações previstas em lei. Neste sentido, observar este processo é de fundamental importância para a empresa, para o produtor e, principalmente, para o consumidor final.

 

Neste sentido, informações como o diagnóstico, medidas de manejo, benefícios, riscos bem como orientações relativas ao uso correto do produto, são exigidas nesta receita.

 

Apesar de se tratar de uma velha exigência, muitos fornecedores possuem dúvidas sobre as formas de emitir este documento. Além disso, a falta de um sistema integrado ao processo de emissão deste documento acaba por tornar a elaboração do receituário algo trabalhoso.

 

A boa notícia é que a Solution acaba de criar um módulo em seu ERP que simplifica a emissão deste receituário. A ferramenta funciona da seguinte forma: ao emitir a Nota Fiscal venda, o vendedor já passa a ter a opção de emitir o documento. Baseado no site do Ministério da Agricultura, este módulo oferece mais segurança e agilidade no momento da geração do documento.

 

Através de um cadastro minucioso no sistema, como a classificação do grupo químico ao qual determinado produto pertence, as pragas que ele pode controlar, a cultura que ele pode proteger e a dosagem ideal, por exemplo, é possível gerar o receituário que, após passar pela avaliação de um profissional da área, está pronto para ser utilizado.

 

Importante lembrar que o módulo Receituário Agronômico é apenas um dos módulos que compõem o ERP Solution, desenvolvido com o objetivo de simplificar todos os processos de sua empresa. Ficou interessado? Entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Publicações

« Agosto 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Lista VIP

Que receber conteúdos exclusivos produzidos por especialistas em gestão e negócios? Deixe seu e-mail abaixo que enviaremos em primeira mão pra você!

Facebook

Precisa de ajuda com a gestão da sua empresa? Converse com um de nossos consultores especialistas na sua área! É GRÁTIS. Clique aqui

Scroll to top